Abrir Menu

As vantagens das soluções em nuvem

Por Ana Beatriz Ferreira

Nos últimos anos, as ferramentas de cloud computing ou computação em nuvem, em português, têm registrado um elevado crescimento em meio a empresas que lidam com tecnologia da informação, impulsionado pela aceitação dos usuários em armazenar seus dados online, disponíveis em quaisquer dispositivos com acesso à internet, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.

Entre as soluções de CRM, sua aplicação também tem se expandido, utilizando o modelo de SaaS, Software as a Service ou Software como Serviço. O mais importante na implementação, entretanto, ainda é adequá-la às necessidades do cliente, de modo que as soluções em nuvem, muitas vezes, são utilizadas de forma híbrida, combinadas a modelos de implementação on premises, ou seja, utilizando os servidores da empresas).

Com a capacidade de otimizar recursos, transformar o data center, fazer atualizações automáticas, possibilitar o compartilhamento de arquivos e habilitar aplicativos de negócios modernos, a computação em nuvem faz com que a área de TI invista em novas estratégias centradas em pessoas, uma vez que há diminuição dos custos empregados em gerenciamento de informação e manutenção da infraestrutura.

Atualmente, a Futurum oferece na nuvem, além do CRM Online da Microsoft as soluções de Exchange Online, que permitem o acesso de qualquer computador ou dispositivo móvel com os mesmos recursos da licença in house; Office 365, suíte que reúne as funcionalidades do pacote Office e do Exchange; além do Lync, o qual viabiliza o envio facilitado de mensagens instantâneas, além de videoconferências com pessoas que façam parte ou não de sua empresa.