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Análise de dados com inteligência empresarial para empresas de varejo

As transformações no varejo têm criado uma necessidade cada vez maior de empresas do setor se tornarem data-driven, num conceito que reúne estratégias de marketing e vendas, pautadas por análise e cruzamento de dados, a fim de melhorarem sua performance e lucratividade.

De acordo com a pesquisa “High-Tech Retail – A Tecnologia e o Comportamento de Compra do Brasileiro”, realizada pela Croma Solutions, mais de 60% dos brasileiros farão uso de tecnologias como autoatendimento para realização de suas compras de forma mais ágil, o que gera um grande volume de dados para serem analisados e conduzidos em negócios como novas oportunidades.

Quer saber como envolver seus consumidores e deixá-los mais satisfeitos com o atendimento prestado pela equipe profissional? Acompanhe nossas dicas a seguir!

Power BI e varejo

Com Power BI, a inteligência empresarial permite que se convertam todos os dados em possibilidades de fechamento de negócios. Assim, todo o ritmo da empresa é controlado através de painéis cuja navegação é customizável para melhorar sua experiência. A partir da solução, os profissionais sabem em que níveis estão os estoques e lucratividade, bem como têm acesso à cadeia de fornecedores e a informações rápidas sobre alteração de preços.

Recomendado a empresas de varejo tradicionais, a e-commerces e a negócios no formato “atacarejo”, por exemplo, que têm se popularizado com a crise econômica devido a seus preços competitivos, os recursos avançados de inteligência empresarial permitem que toda a jornada do cliente seja acompanhada e que, com isso, identifiquem-se os diferentes comportamentos do consumidor.

Gerenciamento de volume global

A disponibilização de novas informações sobre os clientes do varejo e o compartilhamento de tudo que é relevante entre as equipes profissionais permitem que todos avaliem as mudanças que devem ser implementadas para incrementar o desenvolvimento do negócio, a partir do retorno sobre investimento que se pretende atingir.

A avaliação do desempenho das marcas e das categorias de produtos que têm sido mais lucrativas reúnem uma análise completa sobre o perfil dos produtos e das forças que a empresa apresenta, maximizando dados e lucros, além de melhorar a fidelidade do cliente entregando a ele aquilo de que necessita.

Programas de vantagens, por exemplo, podem se beneficiar dos dados nos painéis de Power BI. Com eles, a avaliação de sentimento despertado em mídias sociais também se torna mais aprofundada, permitindo que os dados trabalhem com integração.

A análise de dados para varejo se beneficia de Power BI especialmente quando reúne tecnologias, processos e o treinamento da equipe, reunida em uma força de trabalho digital apta a utilizar a ferramenta para criar novas oportunidades de negócios ao compreender que, independentemente das informações disponíveis, o cliente é um só, online e offline, e sua fidelização é diferencial para o sucesso de todos os setores.