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Experiência do cliente e disrupção digital de negócios

A experiência do cliente e o reconhecimento da necessidade de disrupção digital, hoje, são preocupações que integram o planejamento estratégico dos negócios. Segundo estudo promovido pelo Gartner, quase 70% dos líderes empresariais acreditam que é fundamental ter um rápido ritmo de digitalização para que empresas sigam competitivas.

Pensar em disrupção, assim, se torna mais e mais importante à medida que crescem as expectativas e exigências dos clientes. A economia digital, representada pela geração de valor a partir de mais interações entre pessoas, empresas e coisas segue como um dos pilares para implementar novas estratégias.

O Brasil, contudo, ainda tem muito a evoluir. Atualmente, de acordo com Estudo Indicador de Transformação da TI, a média de infraestrutura de TI no país, em um nível de 0 a 100, é de 43,7, ainda pouco satisfatória diante das possibilidades que o mercado oferece. O desafio vai além: embora estejam ligadas a tecnologia, as boas prática de disrupção digital envolvem todos os setores da empresa.

Continue a acompanhar nosso artigo e conheça outros fatores que são essenciais para melhorar a experiência do cliente e promover a disrupção digital de negócios.

Analisar a concorrência

Aprender com as empresas concorrentes a partir da observação de suas estratégias é sempre enriquecedor e permite que um negócio conheça as forças e fraquezas de seu mercado, podendo também se reestruturar para chegar ao cliente com vantagem competitiva.

Explorar todo o potencial da empresa

Conhecer o que a empresa tem de melhor permite que suas forças sejam aplicadas em novas estratégias disruptivas. O processo envolve, além disso, reestruturação e otimização de funções através de aparato tecnológico.

Reforce o time e o prepare para todas as etapas da transformação digital, lembrando-se de que vai além do setor de TI e também engloba as áreas de vendas e marketing. Neste último caso, uma estrutura centralizada, que contemple a importância de liderança, gestão, estratégia, otimização, alcance, conteúdo e monitoramento faz toda a diferença.

Com estratégias de CRM 360° e atendimento omnichannel, o negócio se torna mais orientado para seu consumidor, a fim de atender a suas necessidades específicas e de entregar a ele novos produtos e serviços

Recrutar novos profissionais

Além de treinar a equipe que já atua na empresa e de prepará-la para todas as etapas da transformação digital, o recrutamento de novos agentes que tenham expertise em análise de dados, experiência do usuário (UX) e poder de transformação tecnológico, como nativos digitais, faz com que se posicione na linha de frente, vivenciando com mais qualidade todos os processos de mudanças.

Para negócios que estão no início ou no caminho, vale lembrar que disrupção digital não deve ser a transposição de experiências offline para a esfera on-line, mas uma modificação real dos formatos de trabalho, acompanhamento da jornada do cliente e mensuração de resultados para saber quão eficazes têm sido suas ações. Saiba mais sobre o tema e conheça nosso case de sucesso com o Banco PAN, um caso de transformação digital com Customer Service.