Abrir Menu

Como prestar serviços em campo com sucesso

O desenvolvimento da central de serviços em campo tem impulsionado empresas a investirem em novas tecnologias e processos a fim de melhorarem a satisfação de seus clientes e, consequentemente, ampliarem oportunidades de negócios.

Para que os serviços se desenvolvam e haja consumidores mais satisfeitos, além de reduzir custos operacionais e criar espaço para inovações, é fundamental selecionar indicadores e fazer um planejamento, com base neles, a fim de obter sucesso e criar oportunidades de redução de custos.

Continue a ler nosso artigo a seguir e saiba de quais formas melhorar suas estratégias de field service management.

1. Escolha um software que possibilite uma gestão mais organizada

Avalie as necessidades do negócio e identifique um software de Field Service que permita que a empresa faça uma gestão estruturada das informações do cliente, com controle de etapas de contato, horários e rotina, inventário, chamadas e treinamento.

A partir de uma solução que atenda às necessidades gerais do setor e às específicas da empresa, os dados não precisarão mais ser separado em silos, já que sua integração liga informações e permite otimizar os serviços, dando acesso a todos os colaboradores.

Uma boa gestão de serviço de campo desenvolve a produtividade organizacional.

2. Ajude a conectar dispositivos inteligentes ao software de field service

É possível monitorar os serviços prestados pela equipe de forma remota, a fim de solucionar eventuais problemas com manutenção preditiva. Para isto, basta manter os dispositivos conectados ao software.

A Internet das Coisas, afinal, é uma realidade que só tende a crescer. Segundo especialista da International Data Corporation (IDC), até 2025 acredita-se que teremos aproximadamente 80 bilhões de dispositivo conectados globalmente.

Com o auxílio deles, o técnico só é acionado quando a manutenção preditiva não operar adequadamente, promovendo redução de custos operacionais.

3. Foque em negócios

Com qualidade de dados, informações em tempo real, habilidade de compartilhá-las e de tomar decisões rapidamente, a gestão de serviços de campo previne problemas e dá ao técnico a condição de identificar oportunidades.

A partir do momento em que os sistemas trabalham integrados e os custos são reduzidos, é possível se concentrar em novos insights do que realmente pode gerar bons resultados à empresa.

4. Aprendizado de máquina e realidade aumentada

Uma solução de field service com aprendizado de máquina dá aos computadores a oportunidade de aprenderem sem que sejam explicitamente programados com determinados tipos de informações.

Uma vez que a central de serviços em campo pode prever quando o serviço é preciso, por exemplo, é viável melhorar fatores como agendamento, envio de técnicos e dizer quais produtos estão performando melhor e pior.

As possibilidades de fechar as lacunas de habilidades de fabricação, ademais, são imensas e podem ser escaladas rapidamente.

5. Faça com que os serviços em campo impulsionem o mecanismo da inovação

A inovação de produtos e serviços vêm de insights de como os clientes entregam valor a eles. Com uma visão 360 graus, faça as perguntas certas e solucione problemas para ter a oportunidade de melhorar e de redesenhar seus produtos.

Além disso, entenda com os clientes o utilizam e conecte seus serviços em campo a diferentes âmbitos de inovação, aproveitando as oportunidades de melhorar e redesenhar produtos e serviços.

A gestão de serviços em campo, quando bem executada, ajuda a aumentar a satisfação do cliente, diminui custos, torna colaboradores mais produtivos e facilita reparos e melhorias durante toda a vida útil do produto.

Quer escolher uma solução de qualidade para sua empresa? Então conheça mais sobre Field Service.