Abrir Menu

Estratégias de business intelligence aplicadas a hotéis

A adoção de business intelligence ou inteligência empresarial é uma realidade que se aproxima de empresas de diferentes tamanhos e segmentos, como as hoteleiras, que trabalham diariamente com grande volume de dados e a necessidade de ter o controle das informações a fim de oferecer um bom serviço a seus clientes.

Para corporações cujo ativo mais valioso é o pessoal, dispor de um software qualificado para interpretar as informações coletadas e organizar a dinâmica empresarial conforme uma nova visão de negócios são os primeiros passos na adoção de BI.

De acordo com pesquisa 2018 Wisdom of Crowds® Business Intelligence Market Study. realizada pela Dresner Advisory Services, os principais objetivos das empresas com inteligência empresarial incluem tomar melhores decisões de negócios, desenvolver a eficiência operacional, aumentar seu lucro e vantagem competitiva.

Para entender como a business intelligence pode favorecer o setor hoteleiro, continue a ler nossa publicação.

Controle de gastos, despesas e investimentos da empresa em relatórios dinâmicos

Com aplicativos como Power BI, da Microsoft, a visualização em relatórios dinâmicos facilita a interpretação da equipe profissional. Monitorando o desempenho por meio dos KPIs adequados e maximizando a eficiência da equipe, todos podem melhorar seus resultados e redefinir estratégias financeiras.

Por terem forte ligação com a sazonalidade, empresas hoteleiras têm as funcionalidades necessárias para otimizar suas despesas e investimentos a fim de aumentarem a lucratividade.

Identificação de tendências de comportamento dos hóspedes e controle de reservas

No setor hoteleiro, há tendências de turismo e hábitos de consumo, hoje, que favorecem e agilizam a ação das empresas, desde que aproveitados, especialmente no que diz respeito à utilização da tecnologia.

Por ela, com sistemas de reserva online e praticidade na hora de planejar viagens e pagamentos, identificam-se tendências de compra que permitem ações de marketing mais elaboradas. Assim, a empresa oferece um serviço de excelência, mediado por plataformas digitais, sem maximizar seus gastos.

Um reflexo disso pode ser visto em aplicativos que facilitam o planejamento e a organização de viagens, acessíveis por dispositivos móveis. Hotéis que realizam parcerias e fazem o controle dos dados através de business intelligence podem ser ainda mais beneficiados.

Acompanhamento de performance de vendas do hotel e de operadoras parceiras

O acesso a dados de quaisquer lugares, sem que seja necessária uma infraestrutura local, permitem o acompanhamento constante da performance de vendas e dos setores envolvidos na aquisição.

Assim, vale averiguar quais serviços podem ser melhorados e definir quais canais são essenciais para o desenvolvimento de vendas, com uma plataforma dinâmica e personalizada.

Outro fator importante é o monitoramento das vendas e dos resultados obtidos com operadoras parceiras, necessário para avaliação de performance e melhorar a eficiência do negócio hoteleiro, com mais ganhos financeiros.

Dinâmico e personalizado, um aplicativo de BI de qualidade permite que seus painéis se adaptem às necessidades do negócio e melhora a eficiência da empresa a partir de insights valiosos, com inovação e agilidade na tomada de decisões a fim de desfrutar de novas oportunidades.

Conheça mais sobre Power BI em nosso site!