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Importância da atuação do setor de vendas em Customer Service

Importância da atuação do setor de vendas em Customer Service

Em uma empresa comprometida com a transformação digital, todos os setores têm atuação relevante para otimizar o trabalho com Customer Service. A área de vendas, especialmente, a partir do momento em que acompanha toda a jornada até o fechamento de uma compra, pode obter insights valiosos para a organização.

De acordo com pesquisa da thinkJar de 2017, empresas com iniciativas de Customer Service apresentaram crescimento de 23% em métricas como rentabilidade e receita quando comparadas a empresas que não trabalhavam com a mesma solução nem tampouco estratégias digitais.

Para compreender de quais formas a atuação dos profissionais de vendas pode ser determinante, continue a ler nosso artigo.

Investimento no treinamento de agentes de vendas e marketing

Para realizar a manutenção do negócio com foco em crescimento, todos os agentes devem ter domínio sobre as ações do planejamento e sobre as ferramentas que serão utilizadas. Com Office 365, por exemplo, a solução Customer Service oferece facilidade para a realização de adaptações e conexão a serviços externos já utilizados pela equipe.

Com a valorização do omni-channel, garantindo que os textos também sejam acessíveis de outras plataformas, a adequação de marketing viabiliza mais oportunidades. Para usuários Microsoft Dynamics, a ferramenta Marketing, por exemplo, oferece distribuição de até 25,000 e-mails, cuja divulgação é adequada a todos os formatos acessados pelos clientes.

Em painéis analíticos, todos os dados do negócio podem ser lidos e interpretados rapidamente a fim de tomar decisões com agilidade.

Vendas para novas gerações de clientes: Millennials e Geração Z

De acordo com o perfil de cliente da empresa e com as novas tendências de vendas, é fundamental entregar melhores experiências e ter uma visão geral privilegiada sobre os consumidores.

Hoje, a transformação digital segue em constante atualização. Segundo pesquisa da Microsoft, empresas condutoras da jornada de transformação digital, em 2016, tiveram um crescimento de 50% da receita. O envolvimento com as tendências de mercado e a compreensão do perfil dos clientes a partir da leitura aprofundada de dados, nesses casos, gera vantagem competitiva.

Mapeamento de etapas mais importantes do processo de Customer Service

Buscar excelência em atendimento ao cliente requer inovação e aperfeiçoamento de processos já bem-sucedidos na empresa. Para identificá-los corretamente, um mapeamento das etapas é determinante.

No projeto, é importante que estejam definidos os agentes, além de desenvolver um planejamento e alinhá-lo à comunicação interna. Com o diagnóstico e documentação de todos os dados, podem ser compartilhadas entre os times as métricas mais relevantes da empresa e de performance de vendas.

Os agentes, assim, se tornam aptos a identificar e interagir com clientes cujas relações de vendas possam ser melhoradas. Utilizando inteligência artificial como orientação de quais etapas seguir durante o processo de vendas, o setor se fortalece e desenvolve relacionamentos com engajamento autêntico e personalizado.

Há diversas outras estratégias de vendas que podem fortalecer uma implementação de Customer Service. Em todas elas, o envolvimento com o cliente e o acompanhamento da evolução dos KPIs da empresa permanecem como os primordiais para conduzir mudanças significativas e favoráveis ao desenvolvimento do negócio.

Interessa-se pelo tema? Recentemente, a Futurum divulgou um case de sucesso com o Banco PAN em que trabalhamos com Customer Service para melhorar os indicadores da empresa em sua central de atendimento ao cliente. Saiba como foi a seguir: