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Como BI pode ajudar pequenas e médias empresas

A divulgação de boas práticas de inteligência empresarial tem sido feita com maior ênfase no meio das organizações maiores, de forma que as tecnologias avançadas são associadas a grandes negócios e as empresas menores, consequentemente, convencidas de que não têm porte para se beneficiar de BI, acabam se afastando, crentes de que business intelligence não é para elas. Isto, todavia, não é real.

Conforme a tecnologia continua a evoluir, bons softwares de BI, como Power BI, têm se tornado mais acessíveis e apropriados aos orçamentos de menores negócios. Não à toa, ferramentas self-service passam a se adaptar bem aos ambientes de PMEs com sistemas de excelência.

De acordo com relatório The State of Business Intelligence, de 2018, da Dressner Advisory, divulgado pela Forbes, negócios com menos de 100 colaboradores têm apresentado as maiores taxas de penetração e adoção de BI. Suas prioridades, segundo o estudo, têm sido big data, gerenciamento de informações e criação de relatórios para acompanhamento de insights.

Dentre os principais objetivos, como os de negócios maiores, envolvem aumentar os lucros, melhorar a tomada de decisões e ampliar sua vantagem competitiva. As estratégias visam, de modo geral, desenvolver os setores de marketing e vendas para estar em sintonia com aquilo que os clientes esperam da empresa e expandir sua base de clientes.

Confira a seguir alguns dos benefícios de BI para pequenas e médias empresas:

Melhora as decisões de negócios

Ao acessar o histórico da empresa e ter rápida visualização de todos os dados processados, é possível pular a etapa de realizar cálculos complexos para chegar às ações mais eficazes para a empresa.

Entrega relatórios de fácil visualização

Para ajudar a leitura de informações, o visual de ferramentas como Power BI, com gráficos e tabelas, reduz a complexidade e permite que dados de diferentes períodos sejam comparados, aprofundados, analisados e, posteriormente, utilizados a favor do negócio.

Realiza análise preditiva

Especialmente para empresas que lidam com serviços em campo, a análise preditiva permite que as necessidades do cliente sejam identificadas rapidamente, o que ajuda a manter a lealdade e o envolvimento dos consumidores. Com uma experiência personalizada, além de fidelizar a carteira, o negócio se torna mais apto a fechar novos contratos.

Ajuda a saber o que está funcionando ou não

O conhecimento é poder para quaisquer portes de empresas. Com soluções de BI, é possível dar a todos os colaboradores acesso rápido a custos, históricos de negociações e progresso de vendas. Assim, os gerentes descobrem o que está sendo bem conduzido e têm a oportunidade de incentivar alterações no que requer mais atenção.

Trabalhar com inteligência empresarial, enfim, é importante para qualquer tipo de negócio que deseje se destacar no mercado, oferecendo boas experiências a seus clientes e mais informações a seus colaboradores para que avancem juntos.

Quer conhecer sobre uma excelente ferramenta da área? Então acesse nossa página e entenda como funciona o Power BI.