Abrir Menu

Como o marketing de sua empresa é importante para a transformação digital

Segundo estudo realizado pela Harvard Business Review, 84% dos CEOs acreditam que uma transformação digital se aproxima, mas praticamente 50% reconhecem que seu modelo de negócios ficará obsoleto até 2020. Para modificar esse dado e implantar estratégias cuja eficácia se comprove, é fundamental associá-las às ações de marketing.

Relacionadas a aspectos que agregam qualidade à jornada do cliente, como experiência do usuário, inteligência artificial e acompanhamento de pós-venda, toda a equipe deve estar envolvida em um objetivo comum, com clareza sobre as principais metas que deseja alcançar, a curto, médio e longo prazo.

Para entender em detalhes qual é o papel do marketing na transformação digital de seu negócio, conheça a seguir alguns itens que se destacam:

1. Compatibilidade e comunicação alinhada nos canais da empresa

A fim de assimilar os processos envolvidos na mudança, a cultura digital deve ser repensada para possibilitar a conexão entre diferentes setores, já que o trabalho tende a ser mais integrado com a transformação: uns dependem dos outros para que as ações prosperem.

Além disso, as operações, aplicações de negócios e os métodos de trabalho podem se adaptar a inovações que os tornam mais ágeis, como o trabalho remoto e a colaboração.

A partir do momento em que os processos são transformados, os canais da empresa também devem refletir sua forma de se comunicar, permitindo que o cliente tenha uma percepção positiva da marca, que reforça sua linguagem e seu método de trabalho em mais locais.

2. Análise e interpretação de comportamento do cliente

É primordial que as operações fundamentais do negócio se adaptem às dinâmicas impostas pela transformação digital. Para tanto, a análise e a interpretação de comportamento do cliente viabilizadas pelo acompanhamento de sua jornada despertam uma nova consciência sobre a leitura de seus hábitos de consumo.

Com plataformas de dados que identifiquem oportunidades e utilização de business intelligence ou inteligência empresarial, os profissionais têm auxílio na tomada de decisões de forma ágil, fortalecendo a aquisição e, principalmente, a fidelização de clientes.

3. Compartilhamento de aprendizado e produtividade

Com mais liberdade de pensamento e de criação proporcionadas pela automatização e pela otimização de processos simplificados, como o próprio uso de assistentes virtuais e de chatbots, a equipe pode focar suas ações em medidas que gerem vantagem competitiva.

Ao acompanhar pesquisas de mercado, transformar seus negócios e trabalhar uma visão estratégica a longo prazo, todos podem aprender mais e compartilhar aprendizado, obtido também com o grande volume de dados analisado por soluções de inteligência empresarial e outras plataformas em nuvem.

A mudança de cultura, de processos e a capacitação da equipe, acima de tudo, permitem a colaboração e agregam eficiência a partir do momento em que miram a inovação.

Cada empresa tem seu caminho a percorrer na transformação digital. Todos, quando bem estabelecidos e planejados, podem gerar excelentes oportunidades de negócios. Para conduzir a mudança em seu ambiente de trabalho, conheça soluções como Power BI e Customer Service.