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Adequação de Marketing a dispositivos móveis

Por Ana Beatriz Ferreira

Surge a ideia de criar uma campanha. A equipe de Marketing e as de outros setores, como de Vendas e Planejamento, se unem para desenvolver uma estratégia. A partir daí, ocorrem ações como disparos de e-mails e divulgação em diversos veículos, vinculados ou não à empresa. Observa-se, todavia, que as taxas de retorno e conversão não têm sido aquelas esperadas – e isto pode decorrer de uma falha de planejamento em um dos canais mais populares atualmente: o dos dispositivos móveis, de smartphones a tablets.

Publicada recentemente pela empresa estadunidense Movable Ink, sediada em Nova York, a pesquisa “Email and Social Media Marketing” revelou que 67,8% das pessoas que abrem newsletters a fazem através de um dispositivo móvel. Destes, 52,05% são smartphones e 15,73%, tablets, restando um percentual de 32,22% via PC e desktop.

Quando o assunto é conversão, contudo, os números diferem: 52,57% ocorrem via desktop. O restante se divide em pequenas parcelas de iPhone (18,67%), iPad (14,36%), Android (10,50%) e outros dispositivos (3,90%). Em outras palavras, para ter sucesso com email marketing, é imprescindível adequá-lo às especificidades de leitura mobile e garantir que não seja apenas aberto, mas lido pelos usuários.

Com instantaneidade e baixo custo, a ferramenta é uma das opções prediletas dos profissionais que buscam divulgar campanhas. Neste contexto tecnológico, fatores como adequação do conteúdo às telas e aos padrões de comportamento nestes dispositivos são fundamentais.

Marcados pelo estigma da mobilidade, os usuários de smartphones e tablets têm maior impaciência e rápida dispersão. Assim, todos os links e imagens veiculados no e-mail marketing devem ser relevantes e o layout, suficientemente atrativo. Evitar que o conteúdo vire spam, principalmente, garante que a distribuição ocorra conforme o planejamento.

Com a valorização do omni-channel, garantindo que os textos também sejam acessíveis de outras plataformas, a adequação de marketing viabiliza mais oportunidades. Para usuários Microsoft Dynamics, a ferramenta Marketing, por exemplo, oferece distribuição de até 25,000 e-mails, cuja divulgação é adequada a todos os formatos acessados pelos clientes.

Para conhecer mais, acesse: Microsoft Dynamics CRM Marketing.

Fonte: Movable Ink