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5 formas de envolver os clientes e gerar satisfação com o atendimento

As expectativas por uma prestação de serviços rápida e um trabalho eficiente de respostas têm feito com que os clientes se tornem cada vez mais exigentes. De acordo com informações obtidas em pesquisa da Convero, 2016, mais de 40% das empresas têm iniciativas voltadas a envolver os cliente em andamento.

Das empresas mencionadas, 23% daquelas que começaram a implantar essas estratégias também registraram avanços nas métricas principais, entre as quais receita, custo e rentabilidade. O engajamento do cliente é um fator essencial para que se mantenham competitivas no mercado e as tecnologias de suporte disponíveis on-line, com melhorias, aceleram o processo. Entre elas, destacamos Customer Service uma solução Microsoft Dynamics 365.

Quer saber como envolver seus consumidores e deixá-los mais satisfeitos com o atendimento prestado pela equipe profissional? Acompanhe nossas dicas a seguir!

1. Invista em treinamento e qualidade.
Uma pesquisa da Forrester indica que é fundamental que a empresa entregue com o grau de excelência esperado pelo cliente, nivelado de forma cada vez mais elevada a partir da grande quantidade de avaliações e informações às quais ele tem acesso pela internet vindas de outras pessoas que também fizeram negócios com a marca.

2. Transforme sua comunicação em todos os canais para envolver os clientes.

Compreender quem é o cliente e saber quais são seus canais de contato prediletos, de que forma ele se aproxima da empresa e quais são as suas expectativas ao fazê-lo é um dos princípios para gerar envolvimento. E-mail, páginas de suporte, chats, redes sociais, pessoalmente… Cada pessoa se utiliza de diferentes plataformas para a resolução de suas demandas de negócios.

Empresas que lidam com clientes das gerações Z e dos Millennials, especialmente, precisam estar mais atentas à compreensão de seu comportamento e da jornada de compra que realizam até a concretização. Hoje, clientes dessas faixas etárias valorizam a experiência de compra, muito além de somente um produto ou serviço.

3. Dê poder aos agentes de trabalho.
Possibilite que os profissionais ajam e tenham a sensação de que estão fazendo a diferença para os clientes, um trabalho relevante, desempenhado com o auxílio do software adotado. A solução Customer Service conta com diferentes planos voltados a atender às suas necessidades de negócios específicas, permitindo que a implantação seja relevante em sua realidade empresarial.
Com ela, aproveite as oportunidades de receita, aprenda com seus clientes e habilite um modelo de suporte ágil.

4. Não solucione problemas: antecipe-se e evite que aconteçam.
Acompanhar a evolução de cada jornada é uma forma de evitar que ocorram problemas antes de que haja condições para seu aparecimento. A empresa deve distribuir o conhecimento e os fluxos de trabalho para priorizar o contato e o atendimento. Um sistema que seja capaz de gravar e de lidar com todas as interações, além de aplicar lições obtidas a futuros negócios a partir da tecnologia, torna a margem de erro de seu negócio muito menor.

5. Trabalhe com boas soluções de autoatendimento.
O autoatendimento, quando conta com ferramentas que permitem sua realização, é uma forma de poupar tempo e paciência de quem realiza negócios, duas virtudes preciosas durante a jornada do cliente.

Bots que utilizem tecnologia adequada de Inteligência Artificial, portais com dúvidas que sejam solucionadas e agentes ativos e cientes do conceito de multicanalidade garantem a resolução de todas as interações - até as mais específicas. Ganha-se em produtividade e em novas estratégias comerciais para alavancar o sucesso.

Incentivar uma cultura organizacional em que fidelizar e envolver clientes sejam prioridades são iniciativas que têm feito diferença crescente nas escolhas do mercado consumidor. Além de representarem medidas de negócios mais econômicas, elas garantem um sentimento positivo em relação a seu negócio com Social Listening e permitem que toda equipe avance: seja na manutenção de um bom relacionamento ou na geração de novas oportunidades a partir dele.

Quer potencializar as capacidades de negócio de sua empresa? Então saiba mais sobre atendimento ao cliente com alto grau de personalização em nosso blog.