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Dynamics CRM apoiando o Marketing

Por Ana Beatriz Ferreira

Usar as informações dos seus clientes é fundamental para que sua empresa sempre esteja a par das tendências de mercado. Coletar e analisar estes dados de forma adequada possibilita ao empresário ter em mãos um ativo valioso para orientar as estratégias de marketing e vendas da empresa. Quando clientes entram em contato, fazendo alguma reclamação, deve-se entender as informações passadas, pois são valiosas para um diagnóstico preciso das deficiências da empresa, por exemplo. Sua empresa está fazendo isso? Você sabe quais são os principais problemas que o mercado vê na sua empresa? Somente fazer um bom atendimento não é suficiente. Não ter um histórico de dados das reclamações para posterior análise é perder uma oportunidade preciosa de saber exatamente onde sua empresa está errando.

Outro exemplo é a importância de se reunir os dados de compra dos seus clientes, como produtos/serviços mais consumidos, épocas de maior procura, valor médio de compra… Ter essas informações possibilita ações mais específicas de marketing, garantindo produtos/serviços mais próximos às necessidades dos clientes, como a criação de promoções orientadas para uma parte bem definida da carteira de clientes.

Os dois exemplos básicos que mencionamos mostra a potencialidade de um bom banco de dados. Tratar seus clientes de forma diferenciada é fundamental para que sua empresa possa fidelizá-los e tornar seus produtos mais inovadores e atraentes.

A tecnologia é um apoio fundamental para uma política consistente de relacionamento com clientes. Ferramentas, como Microsoft Dynamics CRM, possibilitam uma análise completa desses dados, com gráficos e relatórios customizáveis pelo usuário. Com isso, é possível verificar tendências, segmentar mercado, gerir campanhas mais assertivas e tornar o atendimento ao cliente mais eficaz.