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Aspectos positivos de CRM aplicado ao setor de Construção

Por Ana Beatriz Ferreira

Em tempos nos quais a população segue reticente em relação à compra ou à locação de imóveis, em situação de crise econômica, as empresas ligadas ao setor de Construção buscam diferentes maneiras de se reinventarem e encontrarem espaço no mercado. Ao longo de todo o país, fala-se em problemas como “bolha imobiliária”, falta de clientes, imóveis e terrenos que ficam meses à venda – ou até mais tempo – sem que apareça um comprador.

De acordo com a agência de classificação de riscos Fitch, em relatório divulgado sobre o setor de incorporadoras no 1º semestre deste ano, fatores como baixo índice de confiança do consumidor e restrição de linhas de financiamento influenciam negativamente sobre as vendas.

Ainda que estes problemas não possam ser diretamente resolvidos pela tecnologia e pela estratégia da empresa, imobiliárias, construtoras e incorporadoras podem se adaptar ao momento para que continuem com seus negócios estáveis, sem o prejuízo que alguns empresários encontraram durante o ano de 2015.

Para construtoras, por exemplo, é válido apostar em benefícios e exclusividade, de forma a enfatizar o valor ao cliente. Ao anunciar empreendimentos e planejar sua construção, questões como arquitetura e investimento em área externa se tornam vantagens e atrativos para quem está em busca de um imóvel, seja para revender ou para realizar o sonho de ter um lar. Para imobiliárias e seus corretores, o momento é de privilegiar as negociações diretas, que possam compreender e atender aos requisitos dos clientes, além de possibilitar financiamentos. Com a Gestão de Relacionamento com o Cliente, fica mais fácil controlar as transações e as etapas dos negócios

Em se tratando propriamente de tecnologia, anúncios e portais na internet são meios de entrar em contato direto com a parcela cada vez maior da população que utiliza estes serviços para pesquisar preços e oportunidades. Em CRM, conhecendo os clientes e os seus padrões de consumo, a chamada para as vendas se molda àquilo que os diversos perfis buscam. Surgem, a partir daí, mais pessoas interessadas e prospecções para o pipeline de vendas, que pode se manter equilibrado mesmo em tempos incertos economicamente.