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O atual mercado imobiliário e a relevância de uma solução de CRM

Por Ana Beatriz Ferreira

Com a instabilidade na economia vivida atualmente pelo Brasil, muitos setores têm realizado suas atividades com pessimismo em relação ao que está por vir nos próximos meses, aguardados sob o estigma das eleições presidenciais e de possíveis mudanças no cenário financeiro. Na área de Construção, neste contexto, não poderia ser diferente.

Embora os valores dos imóveis tenham subido abaixo da inflação e julho de 2014, segundo o Índice FipeZap divulgado na última semana, tenha sido o oitavo mês consecutivo de queda no preço do metro quadrado em São Paulo, os consumidores, ainda que possam se beneficiar de eventuais enfraquecimentos com descontos e oportunidades de realizar “o sonho da casa própria”, permanecem desconfiados.

O essencial, neste momento, é ter sensibilidade nos negócios para dialogar de modo efetivo com a cartilha de clientes e melhorar a defasagem nas vendas. No mercado imobiliário, afinal, os contratos se fecham com um bom atendimento e, acima de tudo, confiança.

Pensando nisto, com a implantação bem planejada de uma solução de CRM, adaptada ao momento e às necessidades da empresa da área de Construção, é possível iniciar campanhas para otimizar e aumentar o número de clientes fidelizados, por exemplo. Ademais, a solução pode atuar diretamente na identificação e na organização de mailing qualificado, que tenha real interesse pelo conteúdo a ser veiculado em e-mail marketing. Um bom exemplo pode ser a divulgação de um apartamento a um bom preço, que combine com o perfil de adultos solteiros, identificados por uma prospecção e acompanhados por um pipeline de vendas.

As oportunidades de negócios passam a ser identificadas com maior eficácia e, com a automação de processos, é possível que departamentos de marketing invistam também no aperfeiçoamento da imagem da empresa para facilitar que consumidores encontrem os imóveis comercializados com destaque em mecanismos de busca.

Seja no gerenciamento de Land Bank, no registro organizado de contratos e até mesmo no monitoramento da pulsação de mídias sociais, uma solução de CRM para Construção bem implementada pode estar pronta, inclusive, para as mudanças que o mercado, como todos os outros, enfrenta e ainda enfrentará.