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3 Dicas para o CRM Social

Por Ana Beatriz Ferreira

Aqui vão 3 dicas de como utilizar o CRM em conjunto com as redes sociais, o que muitos executivos e pesquisadores têm chamado de CRM Social:

  1. Para as empresas que fazem negócios Business – Business é interessante que a área comercial possua uma política consistente de gerenciamento de negócios ancorada em CRM. Desta forma, é possível ter um ganho na qualificação do contato e localizar conexões com pessoas que ajudem a finalizar o processo de negociação através do Facebook e do Linkedin. É possível também manter um histórico da relação com o cliente através de conteúdos gerados em e-mails, mensagens do Twiter, Facebook, etc.
  2. Identificar nas Redes Sociais possíveis clientes insatisfeitos, ampliando os canais de comunicação que a sua empresa possui, disponibilizando uma resposta ágil ao consumidor.
  3. Um aspecto bem interessante do CRM Social é manter organizadas as informações trocadas pelo Twitter, cadastrando os seus seguidores no CRM. Isso possibilita uma análise das informações relacionadas a imagem da empresa no mercado, além de tratar de possíveis problemas na relação com seus clientes, minimizando o impacto “viral” de possíveis descontentamentos.