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4 vantagens na elaboração de relatórios com CRM

Por Ana Beatriz Ferreira

Para realizar um controle mais preciso do andamento das atividades da empresa, além de mensurar o retorno com ações de vendas e marketing, por exemplo, é imprescindível a organização e a produção de relatórios. Fatores como frequência, quantidade de dados e hierarquia de informações variam conforme os tipo de negócios empreendidos. Sua elaboração, todavia, pode ter muitas convergências em se tratando de CRM e, claro, de questões comerciais.

Numa implementação de Gestão de Relacionamento com o Cliente, a escolha de uma tecnologia ideal, além do treinamento adequado dos profissionais que irão operá-la, pode ser determinante para a produção de documentos e o registro de dados qualificados.

Com o tema em foco, destacamos abaixo algumas vantagens envolvidas na elaboração de relatórios facilitados por um software de CRM.

  1. Compartilhamento de relatórios Uma equipe que trabalhe alinhada, muitas vezes, é essencial para que a empresa seja bem-sucedida ao iniciar novos negócios e projetos. Com o compartilhamento possibilitado pelo CRM, todos os setores ligados a uma campanha podem ter acesso aos arquivos de preparação de relatórios. Assim, aumentam-se a revisão de dados, o trabalho colaborativo e a quantidade de informações completas, que possam ajudar na tomada de decisões futuras.
  2. Relatórios detalhados e precisos Com uma visão privilegiada sobre áreas como contabilidade, projetos e cobranças, a solução de CRM é relevante enquanto mensura e facilita a automação da entrada de dados. Possibilitam-se, assim, as atualizações mais regulares e os esforços investidos em outras atividades mais diretamente ligadas ao bom relacionamento com os clientes.
  3. Diversidade de formatos Microsoft Dynamics CRM, por exemplo, permite que os relatórios sejam baseados em SQL, FetchXML, além de links para páginas da web ou arquivos dinâmicos das planilhas do Microsoft Excel. Esta variedade de formatos existe tanto para implementações em software em Pcs quanto móveis e/ou híbridas.
  4. Proteção dos dados Com exclusividade de direito ao acesso, independentemente do local em que estiverem os arquivos de relatórios do usuário, estes estarão protegidos pela tecnologia do CRM, de modo que as permissões sejam sempre controladas pelos profissionais e a eficácia dos direcionamentos possibilitados pelos relatórios esteja garantida.