Abrir Menu

Como Big Data em CRM pode construir melhores negócios

traduzido por Ana Beatriz Ferreira, de Community Dynamics – Kelly Rigotti

Você provavelmente ouviu bastante alguma versão da frase “Big Data é um grande negócio” recentemente. Apesar de todo o alarde em torno da questão, a Gartner descobriu que 85% das empresas Fortune 500 serão incapazes de ganhar vantagem competitiva através da utilização de Big Data neste ano. Então, exatamente qual vantagem tem Big Data se até mesmo as grandes marcas do mercado ainda não sabem gerenciá-la?

Nós tentaremos responder a esta questão hoje olhando para as formas específicas com as quais os dados podem beneficiar você, seus clientes e seus negócios.

Compreender e refinar a jornada do cliente. Com Microsoft Dynamics CRM, é fácil de desenhar campanhas complexas e multicanais que auxiliam a personalizar o processo de compras para seus clientes. A partir do acompanhamento e do registro da jornada de cada um, da prospecção ao fechamento da compra, Big Data pode auxiliar você a ver quais estágios da capanha podem ser refinados. Talvez os números do e-mail marketing estejam em declínio. Ou quem sabe seja o momento de promover um novo webinar. Independentemente da falha, seus dados auxiliarão a empresa a encontrá-la.

Ter presença virtual e captar o sentimento por meio das redes sociais. Até o meio do próximo ano, espera-se que mais de metade da população mundial esteja online e, destes, 2 bilhões sejam ativos em contas nas mídias sociais, um crescimento de 222 milhões em relação ao último ano. Cada um destes potenciais clientes estão compartilhando opiniões – muitas delas neste momento.

Para conseguir insights por meio de sentimento em redes, você precisa do auxílio de Big Data. Em função disto, surgiu Microsoft Social Engagement. Agora você pode visualizar sentimentos online por localização, tópico, autor e rede social.

Aposte na segmentação dos clientes para criar experiências realmente pessoais. Personalização é uma ótima forma de começar todo relacionamento com o cliente com o pé direito. Assim que as relações se aprofundarem, é importante fazer com que saibam que a empresa tem dado a devida atenção.

Através do acompanhamento de hábitos individuais (como o quê, quando e como cada cliente gosta de comprar) e da adição destas informações aos respectivos perfis, Microsoft Dynamics CRM pode auxiliá-lo a empregar suas informações para personalizar o processo de compras. Recomendações de produtos, por exemplo, não serão mais baseadas exclusivamente em dados demográficos. Além disso, cada personalidade e histórico de negócios auxilia a prever o que os consumidores poderão desejar posteriormente.

Mescle informações de mercado e previsões para criar negócios inteligentes. As utilizações de big data não estão limitadas a auxiliar você a compreender melhor os clientes e as vendas. A partir da detecção de tendências de mercado e tendo em consideração aquilo que os experts veem para o futuro do mercado, a empresa pode desenvolve processos para prever possíveis problemas futuros e recomendar, com isto, soluções.

Estes são apenas alguns poucos exemplos de como Big Data pode auxiliar a refinar seus negócios. Para ler mais sobre Microsoft Dynamics CRM e dados em presença social, confira o e-book: Social is for Closers.