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Como se beneficiar das integrações com Microsoft Dynamics CRM

Por Ana Beatriz Ferreira

Desde seu lançamento, em 2003, o produto Microsoft Dynamics CRM tem sido desenvolvido e aprimorado para possibilitar às empresas mais inovações e iniciativas que ampliem suas capacidades de atendimento e relacionamento com o cliente. Atualmente na versão 2015, oferece aos usuários soluções on-premise, na nuvem, híbridas e, juntamente a elas, diversas formas de integração.

Por que integrar?

Com demandas específicas de setores que vão de Serviços a Financeiro, o software de Gestão de Relacionamento com o Cliente gerencia diversos processos comerciais, da captação de leads ao pós-venda, e pode ser incrementado por aplicativos com os quais os profissionais já estejam habituados. Em sua versão original, a integração nativa com Microsoft Office, que inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote, entre outros, já é um dos primeiros atrativos para a implantação, tendo em vista a predileção que o meio empresarial apresenta por estes.

De acordo com o cotidiano da companhia e o tipo da licença de Microsoft Dynamics CRM, há ainda muitas outras possibilidades. Abaixo, você conhece algumas delas:

Microsoft SharePoint Server: sob o pretexto de incentivar a colaboração entre os profissionais, é um aplicativo que faz gerenciamento de conteúdo de maneira simplificada e permite o acesso a diversos documentos, relatórios, planilhas e dados sobre a empresa para a tomada de decisões comerciais. Através de um login, os usuários podem fazer upload de arquivos e compartilhá-los com todos ou apenas com os setores que estejam diretamente envolvidos nas tarefas, as quais também incluem permissões para editar e gerenciar. Todas as informações, a partir daí, são armazenadas na nuvem.

Cortana: Para aqueles que fazem uso de dispositivos móveis com Windows Phone 8.1, a Cortana é uma assistente pessoal que auxilia na realização de chamadas, organização de calendários, gerenciamento de alarmes e localização. Aos usuários de Dynamics CRM, a integração pode ser proveitosa por meio de blocos de anotações que são compartilhados diretamente com a nuvem, de modo semelhante ao OneNote.

Aplicativos externos:
Mailchimp:
Extremamente popular entre quem lida com a área, o Mailchimp é uma das ferramentas mais utilizadas para envio de e-mail marketing. Segmentada em listas que possibilitam o encaminhamento a e-mails de segmentos específicos, de prospects a clientes e parceiros, oferece a migração de dados para CRM. Por esta, os usuários podem acompanhar quantos mensagens foram recebidas e lidas, quantas pessoas deixaram de assinar a newsletter e qual tem sido o impacto destas ações para a empresa.

ONE Engagement Hub, de Thunderhead.com: Permite aos profissionais de marketing e àqueles que lidam diretamente com a Gestão de Relacionamento com o Cliente a habilidade de construir o envolvimento deste através da compreensão do perfil de consumidor por meio da análise profunda de hábitos e comportamentos.

Sales Navigator, do LinkedIn: Ideal para captação de leads e engajamento da empresa em uma rede social corporativa, o aplicativo se direciona a profissionais de vendas. Integrado ainda neste ano, seus recursos viabilizam o contato dinâmico e aproximam clientes e vendedores através de seus interesses. Disponível também para usuários do sistema Android.