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CRM Online: cloud computing e suas vantagens

Por Ana Beatriz Ferreira

Desde 2011, o software Microsoft Dynamics CRM conta com a alternativa de licença online (modelo SaaS – software as a service), a qual se relaciona diretamente com o conceito de cloud computing ou computação em nuvem que tem repercutido com frequência – e sucesso – no meio empresarial ao lado das demandas de mídias sociais, mobilidade e Big Data.

Ideal para profissionais que necessitam estar em trânsito durante o trabalho ou ainda para aqueles que realizam suas tarefas na modalidade de home office, cada vez mais comum em companhias que dispõem de menos espaço físico, o CRM Online é acessível por meio de um login individual e não requer instalação de software no PC ou servidores da empresa, o que torna seu uso e implantação mais ágil. Outro aspecto a se considerar, neste caso, é a diminuição de custos com manutenção e tecnologia da informação para manter o funcionamento do programa, uma alternativa válida para empresas de todos os portes e segmentos.

Sob o lema de Dynamics CRM, a tecnologia torna os negócios mais dinâmicos e unificados. Com o acesso facilitado, surgem também demandas vindas de uma ampliação do alcance geográfico. A conectividade, aqui, é palavra de ordem. Através do software, é possível, por exemplo, realizar uma conexão entre Office, a rede social Yammer (leia mais a respeito em “Yammer: uma rede social para o ambiente corporativo") e o Skype. Assim, a equipe de trabalho opera em unidade e pode estar conectada a todo instante, de modo a facilitar a realização de reuniões e contatos com mais produtividade.

Ainda implantada com dificuldade em empresas que não assimilam corretamente os processos por meio dos quais a tecnologia em nuvem opera, fazer um bom uso de CRM Online pode conferir vantagem competitiva ao seu negócio, especialmente no que diz respeito ao marketing e à produtividade em vendas num momento definido como “Era do Cliente”.