Abrir Menu

Importantes tendências de CRM na atualidade

Por Ana Beatriz Ferreira

Desde 2013, de acordo com relatórios da Gartner, a utilização de softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente apresentou um grande crescimento entre setores do mundo corporativo. Para empresas que buscam melhorá-la e aumentar o seu retorno sobre investimento, ROI, há algumas tendências que chamam mais atenção.

  1. Integração de sistemas

    No passado, as soluções de CRM eram feitas para serem produtos únicos. Os sistemas não conversavam uns com os outros. Assim, os repositórios de informações sobre os clientes eram pouco funcionais para serem compartilhados.

    Soluções baseadas em nuvem, como Microsoft Office 365, transformaram drasticamente esse panorama. Integrado a Dynamics CRM, com todos os aplicativos de Office aos quais os usuários já estão habituados, o seu time de vendas pode criar, compartilhar e editar as informações certas a respeito dos clientes.

    Estratégias de marketing, colaboração de time e alinhamento com o comercial possibilitam uma visão aprofundada do pipeline de vendas que antecipa o comportamento dos consumidores.

  2. CRM para inteligência empresarial

    Soluções de CRM tradicionais eram principalmente armazéns de dados. As companhias tinham listas de prospecções, clientes atuais e antigos, e necessitavam acompanhar o trajeto de cada um deles através de informações básicas. Os colaboradores das empresas exportavam manualmente, em ordem, para encontrar insights de inteligência empresarial, sem quaisquer benefícios de automação.

    A partir de já, soluções avançadas de CRM proporcionam aos usuários dados em tempo real sobre o público e sobre o comportamento destes em cada um dos canais de interações. Diferentes etapas dos processos de negociações podem ser comparadas, de forma com que os problemas possam ser resolvidos rapidamente.

    Além disso, a melhoria na experiência de autoatendimento do cliente e os avanços nas operações em dispositivos móveis fazem com que empresas avancem e obtenham uma compreensão mais apurada acerca de seu público-alvo.