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Novidades em Microsoft Social Listening

Por Ana Beatriz Ferreira

Construir uma presença marcante em redes sociais, nas quais os clientes estão predominantemente engajados, tem sido uma das prioridades – e também um dos maiores desafios – de empresas, independentemente de seu tamanho, que atuam no mercado de trabalho contemporâneo.

Para isto, algumas mudanças no planejamento estratégico de marketing e de comunicação podem ser efetivas. Voltada aos usuários de Microsoft Dynamics CRM, software de Gestão de Relacionamento com o Cliente, Microsoft Social Listening é uma ferramenta ideal para a adoção destas mudanças e monitoramento das mídias sociais. Em nova versão, traz diferentes funções e otimiza serviços que analisam com profundidade o sentimento do público-alvo em relação à marca.

Disponível em acesso facilitado na nuvem, Social Listening traz em sua interface um menu que se divide em Análise, Páginas do Facebook, Alertas, Definições e Ajuda. De maior relevância para o acompanhamento das postagens, a ferramenta de análise dispõe de subdivisões que incluem base, descrição geral, origens, localização, autores, mensagens e, no protagonismo, sentimento. Ou seja, de acordo com as palavras utilizadas pelos clientes nas postagens que veiculam, o aplicativo analisa qual é a reação destes à empresa.

Na versão Spring 14', é possível obter dados de locais pré-definidos, o que representa um ganho real para corporações maiores, por exemplo, que atuam em mais de uma região ou país e necessitam de uma compreensão macro de como os clientes reagem nestes lugares. Outro aspecto positivo entre os avanços do Social Listening é a diversidade de origens para o filtro de postagens. Análogo ao trabalho de clipping realizado por assessorias de imprensa, o aplicativo coleta dados de redes como Twitter, Facebook, blogs, YouTube e, a partir de sua atualização, de portais de notícias em inglês, francês, espanhol, português e alemão.

Com tópicos de ajuda vinculados, a experiência do usuário é facilitada. Acrescido de diversas dicas a dúvidas comuns, o profissional pode resolver a maior parte de seus problemas online, menos dependente do suporte tradicional. Além disso, com proteção de dados e confidencialidade, os administradores podem escolher e controlar quais usuários terão ou não acesso à ferramenta, dependendo da relevância de seus serviços para as estratégias de redes sociais.

Por meio das informações disponibilizadas pela ferramenta, torna-se possível identificar usuários que são influenciadores relativos à empresa, empoderar profissionais de vendas também em relação à obtenção e ao acompanhamento de prospects e controlar o fluxo de dados por meio da criação de tópicos que podem conter desde o nome da empresa até uma palavra-chave relacionado ao produto e/ou serviço que esta comercializa.

Para saber mais a respeito da atualização e do Microsoft Social Listening, confira o vídeo a seguir: