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Benefícios de CRM para o setor de Educação

Por Ana Beatriz Ferreira

Para instituições de ensino, tais quais escolas de Educação Fundamental e Ensino Médio, institutos tecnológicos e universidades, manter um bom relacionamento com alunos e servidores permite que evoluam, mantenham-se atualizadas e, principalmente, se aproximem do público-alvo, ganhando credibilidade também frente ao meio externo e a prospecções advindas deste.

Soluções de CRM como Microsoft Dynamics, neste caso, surgem com o papel de automatizar e simplificar processos relacionados a coleta de informações valiosas e à manutenção da rede de contatos. Um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente, deste modo, reúne dados organizados a respeito de alunos e de leads desde a primeira aproximação estabelecida.

Casos de sucesso como o da Pace University, localizada nos Estados Unidos, em Nova Iorque, demonstram que o CRM no setor de Educação, estruturado conforme a demanda institucional, possibilita a identificação de talentos e de perfis característicos por meio do registro. Grandes universidades, por exemplo, fazem uso deste para recrutamento de estudantes que possam se engajar em projetos especiais ou em áreas competitivas, como esportivas.

Investindo em iniciativas tecnológicas pioneiras e envolvendo os profissionais do local no novo sistema, as ações de Marketing e Comunicação se tornam mais alinhadas e o e-mail marketing, mais incisivo com o conhecimento aprofundado das prospecções. Ferramentas adicionais que podem ser integradas a Dynamics CRM, ainda, enriquecem os processos e aumentam sua eficiência.

Em se tratando de comunicação interna, por exemplo, a utilização do Lync agiliza o contato entre funcionários do mesmo campus ou de campi diferentes, para instituições maiores, o que agiliza a resolução de problemas da companhia e reduz os gastos com telefonemas e outros meios de contato. Com videoconferências e um formato de e-mail mais ágil, novas iniciativas passam a surgir, relativas até mesmo a aulas online e a palestras educacionais.

Para compartilhamento de arquivos entre servidores e docentes, o Sharepoint entra como ferramenta de maior viabilidade, distribuição em pastas e velocidade no upload de documentos. Ademais, embora não se liguem diretamente ao relacionamento com os clientes, as instituições de ensino têm a oportunidade de fazer um melhor controle de suas finanças e recursos administrativos através de Dynamics AX, o qual também pode ser integrado ao sistema de CRM.

Com inovação, colaboratividade e aumento na produtividade, o setor de Educação tem muito a se desenvolver e a oferecer melhorias àqueles que atende, enquanto formador social, com boas estratégias e práticas de CRM.