Abrir Menu

Como funcionam as opções de licenciamento para Microsoft Dynamics CRM 2015

Por Ana Beatriz Ferreira

Anunciada pela Microsoft no último semestre do ano passado, Dynamics CRM 2015, solução de Gestão de Relacionamento com o Cliente, trouxe como diferenciais desta versão maior suporte para implementações híbridas ou em nuvem, além de grandes investimentos no diálogo com as redes sociais, caracterizados especialmente pelo aperfeiçoamento da ferramenta Microsoft Social Listening.

Leva-se tempo, neste contexto, para planejar o funcionamento de CRM e para definir quais serão as suas especificidades, tendo em vista que empresas pertencentes a setores distintos - pequenas, médias ou grandes - possuem demandas próprias em relação a BI (Business Inteligence), o que inclui as áreas de vendas, marketing, serviços e TI, por exemplo. Uma vez com o projeto esquematizado, então, requer-se atenção especial à questão do licenciamento, na qual atua diretamente a equipe técnica de rede.

Atualmente, a ferramenta pode ser licenciada nas opções Microsoft Dynamics CRM Server 2015, para a qual não há limite de usuários, de modo que possa ser instalada em diversos computadores de uma rede ou ainda em Microsoft Dynamics CRM Workgroup Server 2015, disponível a, no máximo, 5 usuários e a apenas um computador que faça uso de Microsoft Dynamics CRM Server. Há também os tipos de licença de acesso para cliente, que podem ser modificados na área de “Configurações” do software, conforme as decisões profissionais.

Por meio da utilização de uma Chave do Produto (Product Key), todas as opções operam em conformidade com as necessidades da companhia. Para instalações locais, é importante ressaltar que Microsoft Dynamics CRM 2015 apresenta alguns requisitos de sistemas e tecnologias, desde navegadores básicos, com versões mais recentes de Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari, a softwares próprios, como Windows Server; Microsoft SQL Server 2012; infraestrutura Windows Server Active Directory; Exchange Server e Sharepoint Server, ou equivalentes.