Abrir Menu

Aplicação de CRM e MRP em manufatura e distribuição

Por Ana Beatriz Ferreira

Para profissionais da indústria manufatureira, a eficiência operacional ainda é o fator de maior relevância na organização dos negócios. Com as novas características do mercado, entretanto, como alcance global e a nova cultura de acesso à informação por parte dos clientes, a aplicação de CRM e MRP representa um auxílio sólido rumo ao sucesso.

Facilitada por Microsoft Dynamics AX, uma solução de MRP, da sigla Manufacturing Resource Planning, em inglês, ou Planejamento das Necessidades Materiais, funciona como controle da produção e do estoque de uma corporação. O sistema, neste caso, calcula a entrada de itens e a demanda requerida para abastecimento do estoque. Imprescindível para este mercado, o MRP evita os atrasos na entrega e acompanha a matéria-prima e seu abastecimento.

Com este software e a adequação da equipe, especialmente do departamento de vendas, que está diretamente envolvido nas transações, espera-se que a empresa possa identificar transformações e mudanças de mercado oportunas. Ligado à base de clientes e fundamentado na integração, otimizá-lo com um sistema de CRM, como Microsoft Dynamics, faz com que se inove também nas formas de relacionamento.

Ainda que na Manufatura muito se negligencie a comunicação interna e externa, tanto entre colaboradores quanto com parceiros e consumidores, os tempos de rápido acesso às informações e competitividade possibilitam que o público tenha capacidade de escolha ao conhecer facilmente as características e a reputação de uma marca. Zelar pela imagem e por um contato eficiente, no qual o serviço se estenda a vários canais, é um critério de sobrevivência na indústria.

Aliados, CRM e MRP evitam os atrasos na entrega de produtos, permitem um conhecimento aprofundado sobre os clientes e, principalmente, fazem com que os profissionais se diferenciem do mercado concorrente com melhorias de logística e de gestão.

Confira mais vantagens a seguir: