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Por que unir CRM e computação em nuvem?

Por Ana Beatriz Ferreira

Há algum tempo, o tema de cloud computing tem sido uma pauta recorrente no mercado de tecnologia e na área de CRM. Compreendê-lo se torna, deste modo, essencial para a escolha de uma solução adequada para suprir todas as necessidades do usuário, o qual faz questão de ter acesso a uma série de aplicativos e de ferramentas por meio das quais seja capaz de realizar todas as suas tarefas.

Investir nesta área é inegavelmente uma opção bastante válida. Segundo informações do portal Partner Network, da Microsoft, a demanda do cliente por serviços de nuvem e híbridos pode chegar a aproximadamente US$108 bilhões até 2017, o que gera expectativa para quem planeja implementar este tipo de negócio. Para aqueles que, em contrapartida, estão à parte das vendas e buscam contratar uma solução em nuvem, há outros porquês bastante relevantes para unir, de uma vez, CRM e computação em nuvem.

  1. Reunião de funcionalidades em uma plataforma simplificada Como principal vantagem, as soluções em nuvem dispensam instalações de softwares pesados, os quais costumam ser dispostos separadamente de acordo com suas funções. Através de cloud computing, como é o exemplo do Office 365, é possível ter acesso por meio de um simples login a todo o pacote Office e a outros recursos que dispensam infraestrutura. Além dele, o Microsoft Dynamics CRM Online oferece todas as funcionalidades de sua versão local, com uma combinação de aplicativos de produtivididade do cotidiano.
  2. Gerenciar o relacionamento com o cliente de qualquer lugar Uma Gestão de Relacionamento com o Cliente bem desenvolvida envolve fundamentalmente o quesito tecnológico, especialmente quando este passa a controlar toda a demanda de contatos e de relacionamentos possibilitada pela disseminação do uso das redes sociais e de plataformas móveis. Com uma solução de CRM em nuvem, os profissionais da empresa envolvidos com serviços e atendimentos estão mais aptos para falar diretamente com o cliente e resolver todas as pendências, de onde quer que estejam.
  3. Inovação na área de TI De modo revolucionário, a nuvem também altera o modo com que opera a área de Tecnologia da Informação. Sem a necessidade de grandes manutenções em infraestrutura, os funcionários ficam livres para atuar em novas iniciativas e projetos da empresa que possam melhorar, em união com marketing e vendas, a Gestão de Relacionamento com o Cliente.
  4. Atualizações automáticas de software Ao contrário de programas convencionais que, além de instalação, requerem atualizações esporádicas, as soluções em nuvem operam com base na automação e dispensam este empecilho ao usuário, que sempre poderá desfrutar de uma plataforma atualizada e, consequentemente, com menos problemas de funcionamento.
  5. Compartilhamento de arquivos, campanhas e tarefas no ambiente corporativo Feita também para a expansão e para o compartilhamento, a nuvem facilita o trabalho entre departamentos distintos de uma empresa, uma vez que possibilita que todos tenham acesso a arquivos disponibilizados por algum profissional. Assim, otimizam-se as edições, sugestões de mudanças e, claro, o planejamento em sintonia, que pode ser um dos maiores responsáveis pelo sucesso de uma campanha.