Abrir Menu

Microsoft oferece a programadores mais modos de integração com Office 365

Por Ana Beatriz Ferreira

No último dia 28, a Microsoft anunciou em Barcelona, no evento TechEd Europe, o lançamento de um número de APIs (conjunto de interfaces de programação de aplicações) para Office 365, assim como o novo Office 365 SDKs para iOS e Android. As novas APIs estavam disponíveis anteriormente em versão de teste.

Com o Office 365 para e-mail, arquivos, calendário e contatos, programadores terão a possibilidade de interagir com as ferramentas de Microsoft Office diretamente de suas aplicações. Ao utilizar essas APIs, um aplicativo móvel poderia interagir diretamente com o seu calendário do Office 365, por exemplo, e um aplicativo de automação de vendas poderia trabalhar conforme seus contatos, e-mail e arquivos.

A Microsoft declarou ainda que pretende oferecer mais APIs para Office 365 no futuro, entre apps para tarefas, Yammer e o novo Office Graph. Isto porque, de acordo com a CEO Satya Nadella, o Office 365 envolve as APIs mais estratégicas da empresa atualmente.

Com o intuito de auxiliar programadores, Microsoft Technologies apresentou novos pacotes de ferramentas (SDK) de desenvolvimento de software Visual Studio, tanto para Android quanto para dispositivos com sistema operacional iOS. Além disso, a empresa disponibilizou conteúdos de formação online para as API.