Abrir Menu

Office 365 e inteligência empresarial

Por Ana Beatriz Ferreira

Com o grande volume de informações processadas na web a cada segundo, falar em big data tem sido recorrente entre profissionais e companhias que buscam por alternativas para aumentar sua produtividade e suas estratégias através de inteligência empresarial. O desafio, assim, passa a ser representado por encontrar ferramentas e soluções que se adéquem às dinâmicas de cada mercado.

Inserida nas tendências tecnológicas atuais, Office 365, a solução em nuvem da microsoft, oferece boas opções para empresas que visam a uma utilização mais efetiva dos dados para fins de planejamento e conversão em lucro. a partir da utilização de aplicativos como excel for business analytics, power map, power view e office delve, o usuário amplia suas oportunidades de tornar todos os dados funcionais e assim, consequentemente, propor resultados úteis e ideias que possuam diferenciais.

Através do compartilhamento de arquivos e da colaboratividade oferecidos pela plataforma, uma empresa possibilita à equipe que esta tenha acesso a ferramentas de Business Intelligence sem a necessidade de que sejam especialistas em big data para analisar ou organizar as informações. Com uma interface prática, podem ser gerados indicadores de desempenho e hierarquia próprios para administração. No setor turístico, por exemplo, permite-se a uma agência que opte por segmentações entre gêneros de pacotes comercializados, de modo que a captação dos dados sobre as negociações seja precisa e oriente o setor de vendas em suas práticas.

Por meio de um aparato visual interativo, números e demais informações mais difíceis de se processar individualmente são convertidas em gráficos que dão ao usuário uma visão panorâmica ao administrador sobre o andamento de suas atividades. Assim, com base em dados empíricos, as decisões profissionais são tomadas com cautela e segurança.

Com diversos recursos de personalização, mais presentes no Office Delve, todas as adaptações necessárias à empresa são feitas com agilidade, e o controle dos insights, seguido da análise, passa a agir diretamente sobre o foco dos negócios empresariais, com ganho de inteligência e produtividade.