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SharePoint Online e Office 365 – colaboração entre equipes

Por Ana Beatriz Ferreira

Lançada em 2001, a plataforma SharePoint tem se modificado e evoluído desde então, especialmente no que diz respeito à sua interação com Office 365, o que permite ao usuário uma experiência completa de gestão de arquivos, de conteúdo e integração de processos, além de ser permitido a este colaborar facilmente com o trabalho de outro profissional de sua empresa.

Desde 2010, com as novidades da Microsoft e a possibilidade de utilização do aplicativo tanto em sua versão móvel quanto em nuvem, são oferecidos recursos como a criação de sites distintos para cada departamento (exemplo: Marketing; Vendas; TI); gerenciamento de múltiplos documentos; modo de visualização de arquivos offline e interação social em um feed personalizado que se aproxima de plataformas como o próprio Yammer.

Atualmente em sua versão 2013, o SharePoint foi acrescido de soluções ideais para negócios, como o OneDrive for Business, antigo SkyDrive, em se tratando de compartilhamento e armazenamento. No que tange às questões organizativas, conta com um e-mail específico para a equipe e um gerenciador de tarefas que impede futuros problemas no calendário da empresa.

Com uma loja completa de aplicativos, a plataforma também dá suporte a uma experiência de criação de sites a desenvolvedores, de modo que facilita diversos processos envolvidos nesta atividade. Em gerenciamento, por fim, o SharePoint simplifica os procedimentos de atualizações e se aprimora, a cada versão, ao evitar riscos na navegação do usuário, o que a torna uma vivência segura, como esperado de um programa no qual se deposita confiança.

Conheça mais a respeito sobre o SharePoint e sobre suas possibilidades de integração com Office 365 no site da microsoft.