Abrir Menu

Yammer: uma rede social para o ambiente corporativo

Por Ana Beatriz Ferreira

A popularização das redes sociais em todo o mundo fez com que surgissem uma série de sites voltados à reunião de pessoas com interesses semelhantes. No Facebook, o queridinho dos brasileiros, como relatado na postagem sobre os motivos pelos quais sua empresa deve ser ativa nas redes sociais, compartilha-se informalmente quase todo o cotidiano. No Twitter, a instantaneidade é a palavra-chave. No LinkedIn, a oferta de expandir a rede profissional tem atraído pessoas que exercem os mais diversos cargos. Mas e se você e sua empresa precisarem de um canal de contato mais fechado, para debater assuntos internos e compartilhar novidades que ocorrem no ambiente corporativo? Neste caso, o Yammer é uma boa opção.

Desenvolvida pela Microsoft e parcialmente vinculada ao Office 365, o qual faz o redirecionamento de seus usuários para o link, a rede social surge no cenário sob o pretexto de facilitar as discussões e a disseminação de novidades sobre aquilo que tem ocorrido na empresa em que o profissional trabalha. Privada, permite apenas que seus colegas de trabalho façam parte do seu círculo e viabiliza, desta forma, a organização de projetos, por exemplo, além da esfera do e-mail e de outras plataformas também disponibilizadas pelo Office 365.

Entre as funcionalidades oferecidas pelo Yammer, estão o ingresso em grupos – além do grupo “Toda a empresa”, do qual os funcionários que usam a rede já fazem parte automaticamente -; serviço de mensagens privadas em caixa de entrada; a possibilidade de seguir outros colaboradores para que estes integrem a sua rede; além de um feed personalizado de acordo com aquilo que o usuário desejar ler.

Ao pensar nas demandas do ambiente corporativo, um trabalho em equipe pode ser discutido com mais qualidade e discussão através dessa rede social. Ainda que isto possa soar estranho, dado o tom de informalidade com o qual a população está habilitada a lidar nestas mídias, a proposta do Yammer é justamente subverter um pouco este status ao aliar a facilidade dos feeds e dos compartilhamentos ao profissionalismo existente no ambiente de trabalho, sem gerar grandes distrações.

Incorporado à Microsoft em 2012, o Yammer é uma ferramenta de fácil utilização para quem está habituado a outras redes sociais e pode ser usado tanto em Pcs quanto em smartphones, com aplicativos disponíveis para Apple e Android.