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Inovar e Fidelizar

Por Ana Beatriz Ferreira

Inovar nos serviços/produtos é um grande desafio para as empresas e deve ser encarado, pois é um fator decisivo para a longevidade dos negócios. Hoje, o foco deve estar nos clientes. As empresas precisam sempre estar atentas aos desejos do mercado. Fazendo isso, é possível criar serviços/produtos mais adequados ao que os consumidores buscam. O mercado muda constante mente e com os desejos dos clientes não seria diferente. Por isso que empresas que estão antenadas com esse fato, buscando sempre inovar, conseguem maior blindagem contra a concorrência.

A Fidelização, algo difícil atualmente, também está dentro desse pensamento. Hoje, sua empresa pode estar confortável, com boa recorrência nos negócios, competidores neutralizados e um faturamento aceitável. Dentro de um mercado aquecido, deixar as coisas dessa forma é esperar uma empresa nova surgir, ou um concorrente com um novo posicionamento, conquistar clientes com produtos mais próximos dos desejos do mercado (mais inovadores) e deixar sua empresa para trás. Permanecer em uma zona de conforto é muito perigoso para o futuro dos negócios. Deve-se sempre buscar inovar, sempre atento às mudanças no mercado. Isso possibilita um posicionamento mais forte para a empresa e a receita é uma só: entenda seus clientes!