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A importância dos nichos de vendas: diferente é sempre melhor

Por Ana Beatriz Ferreira – Adaptado de Destination CRM

Aprenda a fazer com que seu produto ou serviço se diferencie dos outros - e encontre os clientes que darão valor a isto.

Se você planeja disponibilizar um novo empreendimento, produto ou serviço em 2016, diferencie-se daqueles que já estão à venda. Diferente é melhor que o melhor. O segundo “melhor”, neste caso, se refere a uma questão quantitativa. Exemplificando através de notebooks, HP, Lenovo e Dell são melhores uns que os outros de alguma forma: seja no tempo de vida da bateria, no tamanho da tela, no armazenamento... Para quem está começando, todavia, tais vantagens quantitativas são muito tênues frente ao mercado saturado e competitivo com o qual se lida atualmente.

À concorrência, é preferível se equiparar a empresas mais estabelecidas e conhecidas que startups. Na maioria dos setores industriais, melhorias quantitativas e de performance acontecem continuamente. Uma vantagem puramente quantitativa é mais complicada de se manter.

“Diferente” significa um adicional qualitativo, que se utiliza de uma forma de contato distinta, de design ou de tecnologias que tornam o seu produto ou serviço a melhor escolha para algum segmento de clientes. Ser diferente quer dizer que você possui uma ou mais dimensões que se distanciam da concorrência, independentemente de as dimensões serem necessidades dos consumidores (ou experiência do cliente, um diferencial que temos destacado bastante em nossas redes) ou adicionais de produtos. Abaixo, alguns exemplos de questões que são importantes para o mercado consumidor:

O seu produto ou serviço não será apropriado para todos, tanto em se tratando de pessoas quanto de setores. Se você puder conquistar a lealdade, todavia, de um grupo pequeno de consumidores, mas interessado, eles passarão a consumir mais daquilo que sua empresa oferece, além de recomendá-la a amigos e a colegas, que poderão se tornar prospecções.

“Melhor” quer dizer que sua corporação terá que lutar bravamente com uma concorrência que está muito distante, em tamanho e em quantidade de verbas, para promover melhorias. “Diferente” significa encontrar uma dimensão sem concorrência, inovadora, que chame a atenção do público por seu diferencial. Se você puder identificar mais de um, ainda melhor. Assim, sua startup não competirá diretamente com o mercado estabelecido – e terá mais tempo para desenvolver e melhorar a própria marca.

Encontre as razões que o diferenciam, em um modo que é bastante valorizado em um segmento de consumidores. Este diferencial poderá ser vantajoso ou, ainda melhor, a sua chave para o sucesso. À medida que os clientes comprarão novamente de sua empresa – e contarão a outros sobre ela – você crescerá com eles.