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Produtividade e atualização para escritórios de advocacia com CRM

Por Ana Beatriz Ferreira

Cada vez mais, espera-se dos profissionais da área do Direito e, especialmente, de advogados, que saibam lidar com marketing jurídico para possibilitar o crescimento de seus negócios, além de conquistar e fidelizar clientes em seus escritórios. Uma solução de CRM ideal, assim, permite a estes que desenvolvam as competências de negócios, marketing e gerenciamento de pessoas necessárias para o crescimento e a obtenção de lucros enquanto investem na satisfação do cliente.

Com o intuito de melhorar a produtividade, o bom planejamento destas tarefas auxilia – e muito – a partir do momento em que o software possibilita, por exemplo, que o advogado em serviço obtenha informações em tempo real sobre os tribunais brasileiros. Além disso, em decorrência do elevado nível de ocupação e da ausência de tempo destes profissionais para lidar com determinados assuntos, um dos ganhos mais relevantes com a implementação é a automação de procedimentos.

Espera-se de um CRM para escritórios de advocacia, deste modo, que ofereça eficácia no agendamento de processos. Sejam pequenos, médios ou grandes, sabe-se também que é essencial que trabalhem em conjunto com os colegas de ambiente profissional. O calendário de tarefas e reuniões, assim, passa a ser compartilhado, bem como a elaboração de relatórios e um banco de dados interno organizado sobre clientes e ações realizadas com estes.

Como técnica imprescindível para a geração de fidelização e de divulgadores espontâneos, cultivar o relacionamento com o cliente, mesmo após o fechamento de um contrato ou de uma causa, deve ser um dos paradigmas de uma Gestão de Relacionamento com o Cliente bem executada – e escritórios de advocacia não fogem a esta regra.