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Sucesso ao manter clientes de uma empresa

Por Ana Beatriz Ferreira

Muitos empresários têm consciência de que perder clientes faz com que o equilíbrio de suas vendas seja bastante afetado. É comum que estes, ainda sob essas condições, dediquem mais tempo à conquista de nova clientela do que à retenção ou ao controle daqueles que efetivamente fazem parte da agenda da organização.

Conforme pesquisa da Bain & Company Frederick Reickheld publicada na revista Destination CRM, diminuir o “churn” de clientes em até 50% pode chegar a dobrar a velocidade de crescimento de uma empresa. Isto se deve ao fato de que aqueles já existentes são os mais aptos com os quais se realizar vendas cruzadas e aumentar o potencial de negócios, visto que já demonstraram confiança nos serviços prestados anteriormente. A recomendação, neste caso, é que os profissionais garantam que estas pessoas continuem a estimar a credibilidade encontrada.

Quando se trata de prospectar, ainda vale realizar os cálculos, uma vez que essa linha de ação chega a ser de cinco a dez vezes mais lenta do que aquela que se enfatiza com Gestão de Relacionamento com o Cliente ao mantê-lo feliz e satisfeito. Manter o contato ativo e o cadastro atualizado também impede que consumidores envolvidos em contratos anuais, por exemplo, não desistam ou busquem pela concorrência antes da renovação.

Organizar equipes e manter processos inteligentes, enfim, permite que a ideia de sucesso com o cliente seja propaganda e efetivamente aderida como meio de estudar seu comportamento e torná-lo num influenciador relevant para o desenvolvimento de uma empresa.

Saiba mais sobre este tema no evento que a Futurum realizará no dia 10/11 sobre Contact Center: http://bit.ly/1VY5GVt