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Benefícios para o setor de Turismo

Por Ana Beatriz Ferreira

A indústria do turismo tem se desenvolvido a passos largos no Brasil. O que provoca o aumento da necessidade das empresas de Turismo, principalmente as pequenas e médias, de ferramentas e tecnologias de TI.

Soluções que propiciem a gestão do relacionamento com o cliente, organizando processos internos, criem condições de se beneficiar das redes sociais, possuam mecanismos automáticos de fluxo de trabalho: o CRM é a melhor alternativa para atender estas necessidades numa única solução.

O Objetivo deste post é apresentar como o Microsoft Dynamics CRM pode potencializar a gestão de uma empresa de Turismo, a partir da expertise que adquirimos neste setor. Apesar da complexidade das soluções de eBooking e self-booking ; necessidades simples como a gestão do cliente, sua segmentação e valor ainda não estão resolvidas.

Analisemos recursos que o Microsoft Dynamics CRM pode proporcionar a uma empresa de Turismo:

Gestão do Cliente: Manter o histórico do cliente buscando traçar seu perfil, segmentando os clientes a partir de diferentes critérios como idade ou preferência. A partir desta análise, criar produtos específicos, buscando estabelecer uma relação personalizada com o seu cliente, seja sua empresa uma agência, um resort, um hotel ou uma operadora de turismo.

Gestão dos incidentes: Uma gestão adequada dos incidentes, com o histórico da solução, criando uma base de conhecimento, além do monitoramento de indicadores (KPI´s) e metas pode ajudar a empresa a lidar com pequenos acidentes que causam ruídos e insatisfação junto aos clientes.

Desempenho do Departamento Comercial: Medir o desempenho da equipe comercial, quantificando as solicitações, a taxa de fechamento e o acompanhamento das metas por equipe ou individual.

É importante prover à equipe comercial um mecanismo eficiente para o acompanhamento das cotações em abertos, proporcionando um follow-up eficiente.

A partir do conhecimento sobre sua base de clientes, com informações de sua preferência, como datas especiais, é possível uma segmentação adequada, auxiliando na oferta proativa de novos serviços.

Gestão do Processo: Automatizar processos a partir do Dynamics CRM, melhorar a comunicação com o cliente, operadores e outros fornecedores, gerenciando o fluxo do trabalho a partir do CRM.

Tarefas cotidianas podem ser realizadas automaticamente, como envio de voucher, o aviso de reserva para um fornecedor, mecanismos de autorização por alçada de decisão, ou mesmo a agenda de follow-up.

Pesquisas de satisfação: Quanto mais complexo o serviço oferecido para o cliente, maior o número de empresas e pessoas envolvidas. Seja num resort ou num cruzeiro, medir a qualidade do serviço é uma ferramenta que garante o monitoramento dos processos da empresa.

Estes são alguns dos Recursos no Microsoft Dynamics CRM pode trazer para sua empresa, somando o fato de poder ser utilizado na Nuvem como Serviço, e integrada às redes sociais. Isso pode revolucionar a gestão da sua empresa, mas falaremos disto num próximo post.