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Turismo Week

Por Ana Beatriz Ferreira

Com o apoio da Braztoa , a Turismo Week deve movimentar a cadeia de turismo com promoções que podem chegar até 50% de desconto em pacotes turísticos. Serão ao todo 2600 opções de roteiros e 130 mil lugares oferecidos, movimentando diversas empresas. A expectativa do trade é movimentar uma montante a mais de 20% no faturamento em um momento de pouco volume de negócios.

Depois de todo esse movimento, chegará o momento de medir o retorno da campanha. Como isso será feito? Em enormes planilhas ou sistemas pouco funcionais, demandando um tempo considerável de trabalho? Medir o ROI de uma campanha sempre foi um desafio para os profissionais de marketing. É de fundamental importância ter isso bem mensurado, pois, com essa informação, será possível ver os erros e acertos, mudar a estratégia de engajamento e saber efetivamente o quanto se lucrou com a campanha. A Turismo Week é uma oportunidade para se abrir um olhar crítico e perceber como é fundamental a automatização, o uso da tecnologia, como o Microsoft Dynamics CRM, para de se fazer uma gestão eficiente das campanhas de marketing, ações de venda e atendimento ao cliente. Além disso, essa campanha é uma oportunidade para as empresas renovarem a base de clientes, principalmente quando se leva em conta que esses clientes têm um aspecto diferenciado: farão compras por impulso, muito diferente do comumente cliente do turismo que já está com um orçamento planejado para uma viagem.

Ao se pensar nesses vários pontos, principalmente nas novas oportunidades de negócios, deve-se estabelecer uma ligação com a tecnologia, como o Microsoft Dynamics CRM em especial, pois essa ferramenta possui customizações específicas para o Turismo. Automatizar esses processos possibilita aos profissionais de marketing mensurar o ROI dessa campanha, entender esse “novo” segmento de mercado, melhorando o posicionamento da empresa na próxima Turismo Week, como também em outras campanhas. Para o departamento de vendas essa campanha será uma oportunidade de aumentar a base de clientes que, se o serviço for prestado de forma eficiente, poderão ser trabalhos no futuro, oferecendo novos serviços a eles e melhorar o posicionamento da empresa no mercado.