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3 fatores sobre CRM e organização

Por Ana Beatriz Ferreira

Tratar de Gestão de Relacionamento com o Cliente, partindo-se da ideia de que esta tem sido bem executada, é tratar também de planejamento, estratégia e naturalmente, como consequência, organização.

Em meio à rotina de trabalho, em todos os setores e níveis hierárquicos possíveis, é comum que os profissionais, num momento de sobrecarga, acabem perdendo o controle de suas atividades e tenham, assim, acúmulo de tarefas. Com a aproximação do final do ano, por exemplo, relatórios, deadlines, balanços e conclusões de grandes projetos tiram o sono de muita gente.

Para aqueles que trabalham em departamentos como o de marketing, serviços, TI e vendas, diretamente envolvidos na implementação de CRM, entretanto, um bom software, acompanhado de processos estruturados e pessoas dispostas, pode ser uma alternativa para evitar a catarse da sobrecarga.

Pensando nisto, a Futurum disponibiliza abaixo três fatores para que você se convença de que um CRM é capaz de, além de possibilitar a fidelização de clientes, auxiliar nas questões de organização de suas funções.

  1. Registro de andamento de negócios com clientes e prospecções
    Numa situação hipotética, você precisa encontrar um cliente, mas a semana foi extremamente atarefada e absolutamente não se lembra de quais foram as últimas resoluções em encontro de negócios. Bateu um desespero? Não se a implementação de CRM e o treinamento em sua empresa tiverem sido feitos de modo adequado. Todos estes dados, através do software ou da nuvem, poderão ficar registrados para poupar sua memória e sua mente de desespero.
  2. Base de contatos organizada
    Com este recurso, é possível agrupar clientes, leads e prospecções conforme a área em que atuam e os interesses que estes mesmos possuem com a empresa. Poupa-se tempo, neste caso, de manualmente criar uma agenda e mantê-la atualizada. Para o departamento de marketing, os ganhos são inúmeros. Disparar e-mails, por exemplo, pode ser uma atividade bem mais segmentada, eficiente e, claro, com otimização de tempo.
  3. Auxílio efetivo na produção de relatórios
    Em tempos nos quais a quantidade de pendências é demasiada, a palavra “relatório” costuma provocar muitas caretas. Com um software de CRM, no entanto, o registro de dados pode automatizar muitas das funções de organização que, quando executadas manualmente, demandam mais tempo e paciência, além de possuírem uma margem de erro bastante superior.

Independentemente do momento de sobrecarga, em quaisquer funções que o profissional venha a exercer, organização é um elemento fundamental para o sucesso das metas propostas. Com um calendário bem estruturado e uma agenda em dia, prestar atenção aos clientes se torna uma tarefa muito mais produtiva e com maior potencial de fidelização.