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Microsoft Dynamics CRM Social

Por Ana Beatriz Ferreira

As mudanças na web estão a mil. Com o surgimento das redes sociais, ocorreram mudanças no relacionamento entre as pessoas, principalmente por conta do compartilhamento de informações de forma rápida e em grande quantidade. Essa interação chegou como uma bomba na relação empresa-cliente. Estes começaram a interagir com as empresas através das redes sociais de forma intensa. As redes permitem que os clientes possam, de forma livre, expressar suas experiências com os produtos e também com o processo de compra. Informações valiosas que as empresas agora podem ter acesso de forma mais fácil e barata. Dando um exemplo: muitas empresas fazem de seus perfis no Twitter uma ferramenta de relacionamento com clientes. É simples entender o motivo. O Twitter é uma via de mão dupla, pois o cliente se expressa, a empresa imediatamente vê o twitte e deve responder à solicitação do consumidor. A interação é rápida e personalizada, evidenciando a tendência de um relacionamento mais específico, ou seja, o cliente quer ser tratado pela empresa de forma mais pessoal, dentro das suas necessidades, e não de forma massificada (tratamento igual para todos).

Para que as empresas possam organizar estas informações valiosas e efetivar um marketing de relacionamento adequado, é necessário que elas possuam uma ferramenta de gestão. É nesta necessidade que o Microsoft Dynamics CRM entra. A flexibilidade de uso do CRM já é conhecida. A sua mais nova utilização no mercado está no conceito de CRM Social.

O CRM centraliza informações dos clientes de forma organizada, gerando dados que auxiliam desde a gestão interna da empresa até o marketing de relacionamento. Dessa forma, esta ferramenta Microsoft mostra-se poderosa para a organização dos dados dos clientes que estão disponíveis nas redes sociais. Isso evita que a empresa perca oportunidades de negócios pelo motivo de não poder centralizar, analisar e criar estratégias de relacionamento. As empresas devem ficar atentas às mudanças no comportamento e também às demandas geradas pelos consumidores. Estar antenado na web 2.0 possibilita que sua empresa esteja inteirada e a frente da concorrência, pois seus clientes serão melhor compreendidos.