Nos últimos anos, as ferramentas de cloud computing ou computação em nuvem, em português, têm registrado um elevado crescimento em meio a empresas que lidam com tecnologia da informação, impulsionado pela aceitação dos usuários em armazenar seus dados online, disponíveis em quaisquer dispositivos com acesso à internet, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.
Entre as soluções de CRM, sua aplicação também tem se expandido, utilizando o modelo de SaaS, Software as a Service ou Software como Serviço. O mais importante na implementação, entretanto, ainda é adequá-la às necessidades do cliente, de modo que as soluções em nuvem, muitas vezes, são utilizadas de forma híbrida, combinadas a modelos de implementação on premises, ou seja, utilizando os servidores da empresas).
Com a capacidade de otimizar recursos, transformar o data center, fazer atualizações automáticas, possibilitar o compartilhamento de arquivos e habilitar aplicativos de negócios modernos, a computação em nuvem faz com que a área de TI invista em novas estratégias centradas em pessoas, uma vez que há diminuição dos custos empregados em gerenciamento de informação e manutenção da infraestrutura.
Atualmente, a Futurum oferece na nuvem, além do CRM Online da Microsoft as soluções de Exchange Online, que permitem o acesso de qualquer computador ou dispositivo móvel com os mesmos recursos da licença in house; Office 365, suíte que reúne as funcionalidades do pacote Office e do Exchange; além do Lync, o qual viabiliza o envio facilitado de mensagens instantâneas, além de videoconferências com pessoas que façam parte ou não de sua empresa.