Abrir Menu

Microsoft Power Apps: crie aplicativos de negócios de forma simples e intuitiva!

O Microsoft Power Apps é um pacote de aplicativos, serviços, conectores e plataforma de dados que oferece um ambiente propício ao método RAD “Rapid Application Development (desenvolvimento rápido de aplicação)” para criar aplicativos personalizados para suas necessidades de negócios.

Diante de tantos desafios a Microsoft trouxe a proposta de facilitar o desenvolvimento de aplicativos empresariais com o Power Apps. O objetivo do Power Apps é reduzir o tempo de desenvolvimento, permitindo desenvolver em alguns dias, aplicações que normalmente demorariam meses para serem concluídas.

A ferramenta também conta com o Common Data Service for Apps, onde é possível obter um serviço de dados sofisticado com personalização avançada, lógica de negócios e recursos de segurança. Os dados são armazenados em um modelo padronizado por meio do Common Data Service, de modo que eles estejam prontos e sejam fáceis de reaproveitar.

Com o Power Apps, você pode escolher um dos muitos modelos pré-programados e inserir os campos de navegação adequados. Ou então, pode também criar uma interface nova, sempre com ferramentas intuitivas do tipo “apontar e clicar”.

Basicamente, seu objetivo é facilitar a criação de aplicativos empresariais, sem depender de conhecimento em programação. Para você ter uma ideia, a interface lembra a edição de slides do Power Point.

Algumas vantagens em utilizar o PowerApps

Além de impulsionar a inovação ao permitir que os usuários criem aplicativos personalizados e ricos em recursos sem precisar escrever código, a plataforma Power Apps, que oferece uma alternativa viável e eficiente para redução dos custos e prazos de desenvolvimento e aumentando a eficiência e a agilidade dos usuários finais.

O Power Apps possui uma lista de conectores prontos com centenas de plataformas externas. Para executar a conexão é simples, bastando apenas realizar alguns cliques e configurar os conectores. Alguns exemplos de conectores disponíveis: Dynamics 365, Office 365, Sharepoint, Bing Maps, Dropbox, Facebook, Microsoft Power Automate, GitHub, Gmail, Google Drive, Google Agenda, Instagram, Jira, Forms Pro, Outlook, Pinterest, Power BI, Skype for Business, ServiceNow, Salesforce e Twitter.

Algo importante e relevante em um aplicativo empresarial é o compartilhamento com os times. O Power Apps permite realizar esta ação de forma simples e rápida. Bastando apenas entrar na tela de compartilhamento do aplicativo, pesquisar os usuários da sua organização cadastrados no Power Apps, selecioná-los e clicar no botão de compartilhar e pronto.

Fácil e rápido como deve ser nestes tempos de intensa transformação digital.