Leituras relevantes sobre CRM
Por Ana Beatriz Ferreira
Ainda pouco debatida em território nacional, a questão da Gestão de Relacionamento com o Cliente cresce, mas gera dúvidas em vários empresários que cogitam realizar uma implementação em seus negócios.
Um passo importante para se informar a respeito do tema, neste caso, como se aplica a diversos outros conceitos, é a criação de hábitos de leitura recorrentes que auxiliem na geração de um conhecimento de causa, além de maior esclarecimento sobre os detalhes envolvidos nos processos, nos profissionais e nas tecnologias que serão aplicadas.
No blog da Futurum, procuramos abordar assuntos diversos que tenham ligação ao CRM propriamente dito. Além dele, entretanto, há uma diversidade de veículos e de leituras complementares e cotidianas que colocam em debate esta filosofia à qual nos prestamos.
Abaixo, indicamos algumas delas, entre portais e livros, que podem ser deveras esclarecedoras na assimilação dos fatores.
Sites
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Destination CRM
Portal em inglês, o Destination CRM é referente a uma revista que tem como tema principal a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Nela, são abordadas discussões sobre automação; divisão de atribuições aos setores de marketing, vendas e serviço; computação em nuvem; além de resenhas sobre as novas soluções de CRM no mercado, que debatem o que há de mais novo e relevante em se tratando de softwares. Segundo palavras do próprio site, em tradução livre, “é ideal a companhias que identificaram a gestão de relacionamento com o cliente como uma estratégia para criar valor e reputação com os clientes.”
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Microsoft Dynamics CRM
Para compreender o funcionamento do software escolhido pela Futurum, não há melhor escolha que acessar o seu próprio site, no qual há um extenso material que orienta o usuário e o profissional independentemente da função que ele ocupe no projeto. Segmentado em “Vendas”, “Serviços”, “Marketing” e “Social”, no portal também é possível conferir histórias de sucesso com grandes marcas, como Nissan.
Livros
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Gestão do Relacionamento com o Cliente
de Fabio Gomes da Silva e Marcelo Zambon
De autores legitimamente brasileiros, o livro aborda a questão de como revolucionar os modos de tratamento e de compreensão da importância da valorização do cliente nos processos organizacionais. Além de prospecção e pipeline de vendas, por exemplo, fala-se sobre pós-vendas.
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Princípios de Marketing
de Philip Kotler e Gary Armstrong
Como um dos maiores gurus mundiais dos negócios e autor referencial em marketing, uma vez que marketing de relacionamento está em direta convergência com CRM, esta é uma das grandes obras contemporâneas para se refletir sobre o tema na prática e sobre os princípios que devem reger o planejamento de uma implementação de sucesso.